O brincar de uma criança é fundamental para o seu aprendizado e desenvolvimento.
A forma como a criança brinca reflete suas preferencias, percepções do mundo, seguranças e o desenvolvimento cognitivo – quanto maior a capacidade cognitiva, mais complexas serão as brincadeiras.
Por isso, o brincar nos oferece muitas pistas quando estamos a avaliar o desenvolvimento infantil.
O que é o brincar funcional?
A criança é capaz de dar função adequada aos objetos e brinquedos, como fazer um carrinho andar em uma pista, alimentar um ursinho ou boneca, preparar um alimento com a panelinha.
O brincar funcional acontece a partir de uma associação realizada pela criança – por exemplo – a colher funciona para alimentar, a pista é o local onde os carros andam.
O que é o brincar estereotipado?
Brincadeiras, de modo geral, solitárias e repetitivas, com manipulações e movimentos estereotipados de brinquedos, sem intenção lúdica.
A criança usualmente utiliza o brinquedo ou o objeto para produzir uma sensação que lhe é agradável (visual, tátil), como rodar repetidamente as rodas do carrinho, organizar objetos por cor ou tamanho, enfileirar, empilhar, dar muita atenção a uma parte do brinquedo (o pino que segura a porta do carrinho) e não ao brinquedo como um todo.
O brincar estereotipado e não funcional é comum entre as crianças no Espectro do Autismo.
Evoluir o brincar – criar associações, brincar de forma compartilhada, flexibilizar as brincadeiras, aprender sobre a função dos objetos e brinquedos – é um dos trabalhos realizados na intervenção terapêutica.
Quais os benefícios de estimular o BRINCAR funcional e simbólico?
– Aumentam as oportunidades de socialização
– Ampliam as perspectivas da criança (sua visão de mundo)
– Contribui para o desenvolvimento emocional e cognitivo
– Estimula a afetividade, o interesse pelo outro