Crianças com atraso da linguagem

Você provavelmente já ouviu frases como “ele ainda não fala, mas meninos são mais preguiçosos” ou “não desenvolveu a linguagem porque ainda não entrou na escola”.

O atraso da linguagem é uma condição que precisa ser olhada com maior atenção! A linguagem é uma função super importante, pois permite a expressão dos nossos sentimentos, pensamentos e desejos, é fundamental para o aprendizado e socialização.

woman wearing white sweater carrying a daughter

Essa é uma habilidade que se desenvolve conforme o amadurecimento do cérebro nos primeiros anos de vida. Os estímulos do ambiente são muito importantes, mas a ausência deles não justifica um atraso persistente da fala.

Marcos do desenvolvimento da linguagem

Para cada faixa etária existem habilidades de linguagem esperadas, conhecer esses marcos é o primeiro passo para suspeitarmos de um atraso.

Por exemplo:

  • Bebês de 6 meses vocalizam – “aaaa”  “eee” e viram na direção do som de um chocalho ou de uma voz;
  • Bebês de 9 meses balbuciam (sons de sílabas) “ba” “ma”;
  • Crianças de 1 ano dizem palavras com sentido “mãe”, “bola” e seguem comandos de uma etapa “pegue a bola”; 
  • Crianças de 2 anos são capazes de juntar palavras “mamãe passear” e seguem comandos de duas etapas “pegue a bola e coloque na mesa”;
  • Aos 3 anos de idade a criança consegue se comunicar bem pela fala e pode ser compreendida em 75% das vezes.              

Como identificar o atraso?

O atraso existe quando a criança, de modo persistente, não desenvolve essas habilidades. É muito importante que o desenvolvimento da linguagem seja acompanhado pelos familiares e pediatra, porque se um atraso for identificado será necessário realizar uma avaliação mais profunda.

O primeiro ponto é descobrir o que está causando o atraso. O atraso da linguagem pode ser a própria condição, como no Distúrbio Específico da Linguagem, ou ser consequência de uma outra situação de saúde: déficit auditivo (surdez), autismo, déficit intelectual, paralisia cerebral e epilepsia, são exemplos.

No geral, as crianças com dificuldades nas habilidades da linguagem podem apresentar adversidades nos relacionamentos, baixo desempenho escolar, irritabilidade e sentimento de frustração. Por isso receber apoio é fundamental!

Como agir?

Buscar ajuda é o primeiro passo para entendermos o que está acontecendo, e também porque quanto mais cedo iniciarmos o tratamento maiores serão as chances de a criança desenvolver a habilidade. Devemos lembrar que nos primeiros anos de vida o cérebro aprende melhor.

Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento de uma criança, converse com o seu médico, isso pode ser super importante para o seu filho(a).

Dra. Ana Carolina Macedo

Neurologista infantil