O desenvolvimento do cérebro do seu bebê.

O que as crianças são capazes de fazer em cada etapa da vida?

Desenvolvimento para as crianças significa adquirir novas habilidades e aperfeiçoar funções, resultados decorrentes do processo de amadurecimento do Sistema Nervoso Central (SNC).

Sustentar o pescoço, rolar, sentar, andar, correr; as habilidades ocorrem em etapas e crescem em nível de complexidade.

Dra. Ana Carolina Macedo.

Neurologista Infantil.
Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.

O Acompanhamento é Fundamental.

Acompanhar o desenvolvimento das crianças é fundamental, porque nos diz, entre outras coisas, sobre a saúde do cérebro.

Inúmeras condições neurológicas são reconhecidas (e diagnosticadas) quando pais, familiares ou o pediatra assistente observam que o desenvolvimento não está dentro do esperado para uma determinada faixa etária.

 

Se sabemos, por exemplo, que a habilidade de andar acontece entre os 12 e 15 meses e identificamos uma criança que aos 18 meses ainda não anda sozinha ou fica de pé, concluímos corretamente que uma investigação mais profunda deverá ser realizada.

Paralisia cerebral, autismo, transtornos da linguagem, epilepsia, mal formações do cérebro são exemplos de condições neurológicas que podem causar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Etapas do desenvolvimento Neuropsicomotor

1 mês

  • O bebê olha para o seu rosto
  • Segue o seu rosto com os olhos
  • Conforta a si mesmo com ações como levar as mãos à boca
  • Produz sons curtos como “ah” “ooh”
  • Fica alerta quando escuta sons inesperados (Ex. queda de um objeto grande na sala)
  • Vira a cabeça em direção a sua voz
  • Movimenta os 2 braços e as 2 pernas juntos
  • Abre um pouco as mãos quando está descansando
  • Se acalma quando você o segura ou conversa com ele(a)

2 meses

  • O bebê sorri de volta para você
  • Abre e fecha as mãos
  • Movimenta os 2 braços e as 2 pernas juntos
  • Produz sons para mostrar para você que está feliz ou chateado
  • Eleva o queixo quando colocado de barriga para baixo

4 meses

  • Ri alto
  • Agarra objetos
  • Mantém as mãos abertas
  • Brinca com os próprios dedos
  • Vira-se para descobrir de onde vem o som
  • Quando está de barriga para baixo levanta apoiando nos cotovelos ou mãos
  • Rola de lado quando está de barriga para baixo até ficar na posição de barriga para cima

6 meses

  • Senta sozinho por poucos segundos
  • Passa um brinquedo de uma mão para a outra
  • Sorri para o próprio reflexo no espelho
  • Olha quando chamado pelo nome
  • Balbucia – faz sons como “ga” ”ma” ”ba”
  • Rola quando está de barriga para cima para ficar na posição de barriga para baixo
  • Bate objetos em uma superfície

9 meses

  • Faz gestos básicos
  • Olha para objetos que caem no chão
  • Senta sozinho com firmeza
  • Copia sons que você faz
  • Puxa para ficar de pé
  • Pega alimentos com as mãos para comer
  • Brinca de jogos como “escondeu/achou”
  • Vira-se para olhar quem o está chamando pelo nome
  • Engatinha
  • Deixa objetos caírem de propósitoa
  • Olha ao redor quando você diz coisas como “onde está a sua mamadeira”

12 meses

  • Dá os primeiros passos ou fica de pé por alguns segundos sem apoio
  • Procura objetos que estão escondidos
  • Imita novos gestos
  • Diz mamãe ou papai com significado
  • Segue comandos verbais simples – Ex.: “me dá isso”
  • Pega objetos usando 2 dedos (polegar e indicador com o movimento de pinça)

18 meses

  • Interage com os outros em brincadeiras simples
  • Ajuda quando o vestem e o despem
  • Aponta para um objeto para levar a sua atenção ao objeto
  • Aponta para figuras em um livro
  • Vira-se e olha para um adulto quando algo diferente acontece
  • Identifica pelo menos 2 partes do corpo
  • Nomeia 5 objetos familiares (bola, leite, mamadeira)
  • Consegue carregar um brinquedo enquanto caminha

24 meses

  • Consegue tirar a roupa
  •  Brinca com outras crianças e demonstra interesse na brincadeira
  • Usa em média 50 palavras
  • Combina duas palavras em frases simples
  • Come bem com uma colher
  • Nomeia pelo menos 5 partes do corpo
  • Chuta uma bola
  • Segue 2 comandos verbais – Ex.: “pegue a bola e entregue para mim”
  • Desenha linhas
  • Vira páginas de livro
  • Corre com coordenação

36 meses

  • Pode comer sozinho
  • Sabe usar o banheiro para fazer xixi sozinho
  • Consegue vestir uma camisa ou um casaco
  • Brinca de faz de conta
  • Usa frases com três palavras
  • Se faz entender pela fala em 75% das vezes
  • Conta uma história sobre um livro ou um desenho
  • Tem noção de “maior” e “menor”
  • Desenha um círculo
  • Desenha um boneco humano com duas partes
  • Pula para frente
  • Pedala um triciclo

48 meses

  • Desenha e reconhece figuras
  • Consegue tirar e colocar a própria roupa
  • Usa frases com quatro palavras
  • Faze perguntas como “O que você faz quando sente frio?”
  • Desenha um boneco humano com 3 partes
  • Desenha uma cruz simples
  • Consegue subir as escadas usando um pé depois do outro
  • Consegue seguir regras simples quando brinca em algum jogo

QUEM FAZ?

Este é um trabalho guiado e elaborado pela Dra. Ana Carolina Macedo.

Neurologista pediátrica.
Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil

Olá! Sou a Dra. Ana Carolina Macedo.

É um prazer receber você aqui!

Sou Neurologista pediátrica com especialização em pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz e especialização em neuropediatria pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Também sou membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.

A despeito de toda essa complexidade, acredito em uma medicina simples. Olho no olho, escuta e muita troca!

Acredito da ideia de que apesar de termos funções distribuídas por órgãos, o nosso corpo funciona como um sistema único, e toda avaliação deve considerar isso.

Espero que gostem e aproveitem os conteúdos. Se precisarem de qualquer coisa estarei por aqui.

Um abraço com carinho,

Ana Carolina.