CRIANÇA COM TEA

Um e-book didático a partir da observação e estudo dos principais desafios enfrentados por uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e seus familiares no dia a dia.

Sabemos que os desafios são grandes e esperamos que as informações sejam úteis.

Este material foi desenvolvido em conjunto com a Dra Gabriella Huber Naurath.

O PRIMEIRO PASSO

Os sinais de uma criança com TEA.

A criança com TEA vive uma condição de neurodesenvolvimento.

Isso significa que as alterações apresentadas nas conexões cerebrais, ocorreram no período de desenvolvimento do cérebro, durante a gestação e nos primeiros anos da infância.

Por essa razão, os sinais e sintomas surgem já nos primeiros anos de vida e incluem: déficit de linguagem e de comunicação social, associado a padrões restritivos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Os estudos mais recentes falam que a criança com TEA representa 1% das crianças e adolescentes no período escolar (seriam aproximadamente 2 milhões de casos no Brasil), com incidência maior entre os meninos (4 meninos p/ 1 menina).

DIAGNÓSTICO

Como é feito o diagnóstico.

O diagnóstico é clínico, isso significa que exames adicionais não são necessários (a não ser que exista uma outra condição médica associada, necessitando maior investigação) e tem como base os critérios diagnósticos do
Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais 5ª edição (DSM-V).

É muito importante que o diagnóstico seja feito de forma precoce, mas mesmo se existirem dúvidas, o início do tratamento não deverá ser postergado.

Caminhos para o tratamento.

O tratamento é feito de forma individual, considerando as dificuldades apresentadas pela criança.

Falamos que o autismo é um espectro justamente por isso, a base dos sinais e sintomas é a mesma, mas cada indivíduo tem formas e graus diferentes de apresentação.

Não existe ainda um tratamento curativo, mas muitas instituições científicas continuam estudando profundamente o tema. O tratamento hoje tem como alvo os sinais e sintomas, visando reduzi-los e modifica-los, para oferecer maior qualidade de vida às crianças e suas famílias.

Comunicação

Desenvolver habilidades sociais e de linguagem é fundamental, por isso nosso apoio e intervenção são necessários.

Sensorial

As alterações sensoriais são caracterizadas por percepções diferenciadas dos estímulos presentes no ambiente.

Estímulos

Usar estímulos externos para enriquecer o ambiente e estimular a criança com TEA.

Alimentação

Aprenda a lidar com a recusa de alimentos ou o desinteresse por comer.

Desse modo a abordagem será multidisciplinar: médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, pedagogos. Cada um desses profissionais será indicado conforme a necessidade do paciente.

Existem medicamentos?

O tratamento farmacológico pode ser indicado em determinadas situações, sempre após avaliações detalhadas e por indicação médica.

Existem algumas classes de medicações aprovadas e com benefícios comprovados para o TEA, elas são direcionadas principalmente ao tratamento de sintomas como agressividade, ansiedade, irritabilidade, impulsividade, distúrbios do sono.

Principal indicação para tratamento.

O principal é que médico, terapeutas, criança e família estejam trabalhando juntos.

Alinhar as necessidades da família, promover um tratamento equilibrado e eficaz, levando em consideração a energia da família e da criança.

Todos os indivíduos que participam desse processo devem ser ouvidos, acolhidos e atendidos em suas necessidades.

A educação é igualmente fundamental, quanto mais compreendemos sobre um assunto, mais teremos a capacidade de auxiliar.

Um guia gratuito, prático e didático para mães e pais.

Preparamos um material completo para você familiar que quer entender mais sobre TEA, como identificar e lidar com isso no dia-a-dia.

As informações aqui presentes têm o objetivo de promover melhor qualidade de vida e saúde, a partir da compreensão e estímulo. Entender porque certos sinais e sintomas estão presentes, ajustar comportamentos, encorajar e estimular habilidades que irão promover maior autonomia.

Sabemos que os desafios são grandes e esperamos que as informações sejam úteis.

Desde já estamos à disposição.

SOBRE A AUTORA

Dra. Ana Carolina Macedo

Neurologista pediátrica.
Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.

Olá! Sou a Dra. Ana Carolina Macedo.

É um prazer receber você aqui!

Sou Neurologista pediátrica com especialização em pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz e especialização em neuropediatria pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Também sou membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.

A despeito de toda essa complexidade, acredito em uma medicina simples. Olho no olho, escuta e muita troca!

Acredito da ideia de que apesar de termos funções distribuídas por órgãos, o nosso corpo funciona como um sistema único, e toda avaliação deve considerar isso.

Espero que gostem e aproveitem os conteúdos. Se precisarem de qualquer coisa estarei por aqui.

Um abraço com carinho,

Ana Carolina.